domingo, 19 de junho de 2011

Energia Elétrica nos Estados Unidos

O Estados Unidos são o maior produtor e consumidor de energia elétrica do mundo. O país consume cerca de um quarto de toda a energia elétrica produzida anualmente no mundo inteiro - apesar de concentrar apenas 5% da população mundial. O consumo de energia elétrica per capita do Estados Unidos é a segunda mais alta do mundo, atrás somente do Canadá. Combustíveis fósseis geram no total 39% da eletricidade produzida nos Estados Unidos. O carvão gera 57% da eletricidade consumida no país, o gás natural gera 9%, e petróleo gera 2%. O extensivo uso de combustíveis fósseis como combustível para geração de eletricidade, aliado à maior frota automobilística em atividade do planeta, fazem com que o Estados Unidos seja responsável sozinho por um quinto de toda a emissão de gases provocadores do efeito estufa.
Outras fontes de energia são usinas hidrelétricas, que geram 20% da eletricidade produzida no país, e usinas nucleares, que geram 9% da eletricidade produzida no país. Apesar de ser a maior produtora de eletricidade do mundo, tendo gerado mais de 3,839 trilhões de quilowatts em 2002, a produção de eletricidade doméstica não é suficiente para atender à grande demanda nacional, de mais de quatro trilhões de quilowatts. Os Estados Unidos importa o restante da eletricidade necessária do Canadá.

5 comentários:

  1. Como a maior potencia mundial, não é novidade que os estados unidos, seja uma dos produtores de energia eletrica do mundo.
    Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse texto.
    Com ele foi possivel descobrir(para quem não sabia),que os Estados Unidos além de ser o maior produtor de energia é o maior consumidor...E mesmo produzindo tanta energia não é o suficiente para atender toda a demanda da população!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa interessante saber que o Estados Unidos além de ser maior produtor de energia eletrica é tambem o maior consumidor.importante saber tambem que o uso grande de combustíveis fóssseis o combustível para gerar energia eletrica fazem com que os Estados Unidos seja responsavel pelo efeito estufa!!!

    ResponderExcluir